sexta-feira, 6 de novembro de 2009

NÚMERO 2 --- Falar de xixi, cocô, pum e afins é divertido para seu filho. Sem repressão, a fase passa logo.

Por volta dos 2 ou 3 anos, muitas crianças adoram falar o que pra gente parece besteira. Mas é a besteira do mundo deles, claro: xixi, coco, pum... É só falar disso e eles caem na risada. A gente é que estressa, fica incomodado, cheio de pudores, como se essas palavras tivessem para eles o mesmo peso que têm pra nós. Relaxa. É uma etapa normal do desenvolvimento infantil que, quando vivida numa boa, sem problemas e repressões, logo passa.
Geralmente isso acontece quando os pequenos começam a tomar consciência de que possuem o controle do esfíncter e que o xixi e o cocô são de sua autoria, o que fazem com que eles se sintam todo-poderosos. Esquisito? Mas é assim que acontece. Afinal, agora cabe a eles decidir quando e se vão segurar ou soltar suas produções, que para eles são valiosíssimas.

Os psicanalistas dizem que o cocô é a primeira obra de arte do bebê. Pois é. Diferentemente de nós, adultos, eles não o vêem como algo sujo e fedorento. Isso eles aprendem mais tarde. É por isso que, vez ou outra, aparece uma história de criança que deu de presente pro pai, pra mãe ou pra alguém da família o seu próprio cocô. Quer presente mais lindo? Para eles é lindo mesmo, uma parte de si mesmo, a extensão do próprio corpo.


A família, lógico, também fica feliz com a conquista dos filhos de ir ao banheiro sozinhos, usar o peniquinho, não fazer mais xixi na calça etc.
E eles percebem essa satisfação toda, o que só contribui para que o interesse pelo assunto fique maior ainda. Junto com a descoberta do controle do esfíncter eles também descobrem que podem controlar outras coisas; muitas crianças, nessa fase, começam a se mostrar mais voluntariosas, obcecadas por organização, cheias do “eu quero isso”, “eu quero aquilo”. É normal: o “eu” passa a se tornar mais presente nas frases mesmo.
Esse é um momento importante do desenvolvimento das crianças; é através dessa sujeira toda que elas expressam uma agressividade que faz parte de seu imaginário. Para elas, falar de xixi e cocô é falar de coisa feia, suja e proibida. E falar do proibido é quase como uma aventura, sempre divertido. Os pais devem encarar essa fase da forma mais natural e tranqüila possível, respeitando a criança e sem apavorar. Claro que, de vez em quando, é inconveniente, seu filho pode fazer você pagar um mico, aí vale uma conversa. Tem certas coisas que a gente não pode sair falando por aí, pra todo mundo... Mas entenda que é uma agressividade saudável, afinal, xixi e cocô não machucam ninguém.
Lá pelos 5 anos, quando a criança se acostuma com a rotina de ir ao banheiro, falar disso já não vai mais ter tanta graça, passa a ser visto como algo mecânico do dia-a-dia, como é pra gente. Isso geralmente coincide com a entrada da criança num mundo mais formal, cheio de novidades e outras conquistas, especialmente na escola. Com tantos novos interesses, ela já não acha tanta graça em xixi e cocô...


Consultoria: CIBELE MILAGRE, é psiquiatra e psicanalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário